[Nelson Rodrigues, em “Mania de suicídio”]
Cansei. Cansei de falso moralismo, cansei de “discurso bonito” demais, e ações de menos. Cansei de ouvir e ter que ficar quieta só para “não perder a amizade”.
Terminei de ler um livro do Nelson Rodrigues essa semana e me deparei com a frase que citei acima. Eu realmente prefiro uma pessoa cínica a uma pessoa hipócrita. Com cinismo, eu aprendi a lidar. Mas não dá para discutir com gente hipócrita.
Ninguém deveria falar daquilo que não sabe. Ninguém deveria dizer aquilo que não sente. Ninguém deveria discutir sobre aquilo que não entende. E o problema ao qual me refiro é as pessoas dizerem ser aquilo que não são. Dizerem que agem de determinada maneira e não, não agem. Mas gostam de apontar seus erros, de dizer como você deveria se comportar, sobre o que você deveria falar...
Ouvi uma vez - e não vou lembrar de quem é a citação -, que “a hipocrisia é uma homenagem que o vício presta à virtude”. Ou seja... O hipócrita adora apontar os comportamentos corretos e socialmente aceitos. Mas, é só o discurso. Preguiiiiiiça! E, por isso, andei me censurando. Tchau, redes sociais... É uma pena! Mas ainda não achei outro jeito. Tentei até ser cínica... Mas não rolou.
Talvez por um tempo maior, talvez por uns dias... Mas, como já disse aqui, um médico meu sempre me diz: “Somos cercados por idiotas o tempo todo. Não sofra tanto por eles!”.
C'est la vie!
Nenhum comentário:
Postar um comentário